Bihl Group

  Português
Área Restrita

Sustentabilidade

Sustentabilidade (Supply Chain)

Sobre
O Departamento de Sustentabilidade do Grupo BIhl, tem a função de acompanhar todo o processo de aquisição de compra de bovinos, garantindo que as propriedades fornecedoras de matéria prima estejam ambientalmente corretas, incentivando a exploração agropecuária de seus fornecedores, de forma que atenda às necessidades humanas preservando o meio ambiente, e assim, garanta sua estabilidade na atividade.

O foco principal do departamento, é garantir que o Frigorifico Redentor não tenha relações comerciais com criadores de gado que não estejam inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que pratiquem desmatamento ilegal, que explorem mão-de-obra em condições análogas ao trabalho escravo, que estejam localizadas em áreas indígenas ou quilombolas, que tenham registro de violência agrária, ou qualquer outro ponto que esteja em desacordo com a legislação vigente.

Equipe
A Equipe de Sustentabilidade, é composta por engenheiros na área ambiental, e pessoas com habilidades técnicas que possuem capacidade para analisar toda documentação das propriedades, nessa análise são feito pesquisas junto aos sites dos orgãos fiscalizadores (IBAMA, SEMA, SEMAS,LDI, ICMBIO, SISNAMA, SICAR, PRA, etc) e pesquisas geoespaciais com ferramentas ligadas ao programa Prodes do INPE, e também conta com uma retaguarda do setor Jurídico do grupo."

Operação
O departamento opera basicamente em 4 pontos importantes, sendo:

  1. Criação e manutenção dos cadastros das propriedades fornecedoras de gado.
  2. Consultas Socioambientais no sistema interno e demais bases públicas (Ibama, Semas, Sema, LDI, ICMBIO, Sisnama, Sicar, PRA, etc).
  3. Análise e acompanhamento da documentação das propriedades e proprietários.
  4. Auditoria interna no processo documental da aquisição do gado (GTA's, NF's, e Documentações Socioambientais)


Consultas Socioambientais
Atento ao dinamismo das atualizações socioambientais das bases públicas, e de modo a garantir a eficácia na gestão do controle socioambiental da cadeia de fornecimento de bovinos, foram definidos dois momentos críticos para as consultas socioambientais durante o processo de aquisição de bovinos:

  •  A primeira consulta é realizada no momento da negociação dos animais com o fornecedor. Esta análise torna-se um pré-requisito para a concretização do negócio e avanço para a próxima etapa;
  • A segunda consulta ocorre caso o prazo entre a “compra” e a “coleta dos animais” superar o prazo de vigência de 30 dias do extrato socioambiental (compatibilizado com o prazo de certidão emitido pelo IBAMA).






Tecnologia
   O Grupo Bihl tem uma parceria firmada junto à empresa Agrotools, que disponibiliza uma solução tecnológica chamada BEEFSAFE, essa, é uma solução desenvolvida em plataforma WEB e que opera em modo online, realizando análises socioambientais com o objetivo de trazer segurança ao processo de aquisição de matéria prima comprada pelo Frigorífico, de modo a verificar que tais matérias primas não estejam associadas a algum tipo de inconformidade de acordo com as definições dos critérios prioritários de sustentabilidade.

Os resultados são apresentados de maneira transparente e objetiva, indicando o cruzamento do território dos fornecedores com unidades de conservação, polígonos de desmatamento e áreas indígenas; além disso, verifica se o produtor/proprietário da área (fazenda) está na lista de trabalho escravo e/ou áreas embargadas pelo Ibama e/ou Sema.

O sistema possui um módulo de registro de critérios e parametrização de regras, para montagem de protocolos customizados para a empresa. Com esta funcionalidade, foram incluídos os critérios necessários ao atendimento das políticas socioambientais, que atendem a Legislação vigente da área ambiental.


Auditoria de Processos
  Os processos do departamento de Sustentabilidade do Grupo BIhl, são auditados anualmente por uma Empresa Independente de Auditorias, já foram realizadas várias auditorias pela empresa DNV GL - Business Assurance, empresa essa que atua em mais de 100 Países, com mais de 15.000 profissionais, e que tem expertise em auditorias de processos em geral, inclusive na cadeia de suplementos Frigoríficas (Supply Chain), o objetivo principal dessas auditorias anuais, é de monitorar os processos de abates, assegurando assim que o Grupo Bihl levará até a mesa do seu consumidor final, um produto de Qualidade alinhado à boas práticas de Preservação Ambiental.

Voltar para a página inicial